ALBUNS DE FOTO

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Um olhar técnico sobre a Serra de São José



No dia 19 de março de 2016, o grupo Trilheiros Boca da Onça saiu de Feira de Santana com destino a Serra de São José, que está localizada no Distrito de Maria Quitéria em Feira de Santana, Bahia. Conforme o mapa 1, o Distrito de Maria Quitéria faz limite com os também distritos de Jaguara a leste, a oeste com Matinha e  Tiquaruçu, além disso, limita-se com os municípios de Tanquinho, e ao sul, com Santa Bárbara.  
 

Mapa 1 – Localização dos Distritos de Feira de Santana, Bahia, IBGE, 2010
 O objetivo deste texto e breve comentário é analisar a paisagem com finalidade de observar as formas de uso e ocupação da terra pelo homem (figuras de 1 a 5). Percebe-se vários tipos de uso e ocupação em todo o percurso da Serra de São José, como, a retirada da vegetação de remanescentes de Caatinga e Floresta Estacional, substituída pela agropecuária. Isso deixa o ambiente mais vulnerável a processos degradatórios, tais como: a erosão do solo, a compactação do solo causado pela criação de gado, além disso, há fortes sinais da ação de visitantes que deixam para trás muito lixo e poluição visual sobre as rochas. Algumas áreas apresentam sinais de degradação ambiental, pois há manchas de solo expostos e supressão vegetal.

 
Foto: Carlos Romero 2016 - Feira de Santana - Bahia.

Foto: Marcio Pimentel 2016 - Feira de Santana - Bahia.

Foto: Marcio Pimentel 2016 - Feira de Santana - Bahia.

Foto: Carlos Romero 2016 - Feira de Santana - Bahia.
 
Foto: Carlos Romero 2016 - Feira de Santana - Bahia.
 Percebe-se que a Serra de São José apresenta um conjunto fisionômico de rochas com aproximadamente 630 metros de altitude, e localiza-se no setor intermediário do tabuleiro, no qual se encontra Feira de Santana. É possível observar a predominância de Superfícies Aplainadas Degradadas, seguida de Tabuleiros, Inselberg, concentrada nos distritos de Maria Quitéria, Jaguara, Bonfim de Feira e Governador João Durval Carneiro. No distrito de Maria Quitéria, predomina os Tabuleiros a leste, na área central, concentram-se as Superfícies Aplainadas Degradadas e o Inselberg denominado de Serra de São José (mapa 2).
  
Mapa 2  - Geomorfologia de Feira de Santana, Bahia, 2006.
 O estudo do relevo é importante, pois denota as características físicas naturais do meio, que influencia nas formas de ocupação do espaço e está relacionado à capacidade e as propriedades de suporte dos recursos naturais e, isso é claramente refletido nas formas de apropriação pela sociedade. E são caracterizadas, sobretudo nas inúmeras paisagens.

Como podemos observar, a Serra de São José possui um relevo de formas convexas tabulares e entre colinas, além de apresentar grandes manchas de solo exposto.

Foi uma experiência maravilhosa, visitar a bela Serra de São José com os Trilheiros Boca da Onça e poder dar este testemunho da beleza e dos perigos de degradação que aquele lugar encantador está exposto. Vale a pena visitar.

 
Eduarda Lima – Estudante de Geografia da UEFS e Trilheira

                                                              Setembro de 2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário