Trilheiros Boca da Onça

Trilheiros Boca da Onça
Foto:Marcio Pimentel 2018 - Pico do Barbado - Catolés -Abaíra - Bahia.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Trilheiros avaliam trilha da Caraconha e organizam a viagem do circuito do cangaço




A Diretoria dos Trilheiros Boca da Onça reuniram neste sábado dia 22 de outubro de 2016 para avaliar a trilha da Caraconha do último dia 15/10/16 e planejar a estrutura da viagem do circuito do cangaço, que ocorrerá dia 12 de novembro de 2016.
Avaliação positiva para a aventura da Serra da Caraconha.

No dia 12 de novembro sairemos de Feira de Santana com destino a Piranhas no Estado de Alagoas.  Visitando antes a Fazenda Malhada da Caiçara, município de Santa Brígida, local onde nasceu Maria Bonita a Rainha do Cangaço, a casa onde aconteciam os famosos bailes dos cangaceiros, a Serra do Umbuzeiro (Paulo Afonso), esconderijo do bando de Lampião e rumando em seguida para Piranhas.
 
 No dia 13 de novembro logo ao amanhecer, pegaremos uma embarcação como fez Lampião e seus cabras para cruzar o Rio São Francisco com destino a Grota do Angico em Sergipe, local onde ocorreu a chacina e morte de Lampião, Maria Bonita, Luiz Pedro e mais oito cangaceiros.
Este local é hoje um Parque Estadual sob a responsabilidade do Governo de Sergipe.
De volta a Piranhas, visita ao Museu do Cangaço, as escadarias da Prefeitura onde ficaram expostas as cabeças dos cangaceiros e demais pontos turísticos daquela acolhedora e bela cidade nordestina.
Dia 14 passeio pelo Cânion do São Francisco, na Barragem do Xingó, local de rara beleza.
E no dia 15 retorno para Feira de Santana. É de tirar o fôlego, ou não?

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

VALENTE GUERREIRO

Foto: Carlos Romero 2016 - Serra Boca da Onça - Itatim-Bahia.

P/ Messias Gonzaga

Sertanejo,
valente guerreiro,
coração destemido,
espírito aventureiro.
Caboclo sonhador,
senhor dos sertões.
Peito aberto,
fiel amigo de largo sorriso a encantar multidões.
Forte como o tronco do Ipê que não se deixa vergar!...

(Beth Nascimento)
Do livro "Versos Soltos".

terça-feira, 18 de outubro de 2016

A surpreendente Serra da Caraconha


Foto: Marcio Pimentel - 2016.

Os Trilheiros Boca da Onça fizeram mais uma aventura emocionante. Visitaram a Serra da Caraconha que fica localizada no Município de Santa Luz, na Bahia, no dia 15 de outubro de 2016. De Feira de Santana até lá dista cerca de 200 km, por isso saímos mais cedo, às 5 horas da manhã. 

Foto: Marcio Pimentel - 2016.
 Depois de viajar 4 horas rumo ao nordeste baiano, adentrando cada vez mais na caatinga, com os olhos buscando ainda que de longe ver os primeiros sinais da Serra, finalmente ela apareceu do nada, do meio de uma enorme planície. Lá estava ela, uma gigante adormecida, bela e bem alta, desafiadora. E bem no pé da serra, esperando os Trilheiros, Ofélia, Eduardo e Dei que acabou sendo o nosso guia.

Foto: Marcio Pimentel - 2016.
 Olhando de baixo, parece impossível que alguém conseguisse chegar ao topo daquela Serra. O sol nordestino das 9 horas já é quente, e com muita disposição botamos os pés na trilha. Depois de meia hora de subida, um primeiro e grande obstáculo. Uma enorme fenda nas rochas a ser ultrapassada apenas pendurados num cabo de aço. Depois de quase 1 hora nesse percurso, tocamos pra frente, e finalmente lá estávamos todos extasiados com a beleza agreste do pico e ao redor da Serra da Caraconha. Logo todo mundo esqueceu que “sofreu” para chegar ali.
Acompanhe no Blog a seleção de fotos desta viagem inesquecível dos Trilheiros Boca da Onça a surpreendente Serra da Caraconha.

Foto: Givanildo Lima - 2016.

Foto: Givanildo Lima - 2016.
   
Foto: Marcio Pimentel - 2016.
Foto: Carlos Romero - 2016.
 
Foto: Carlos Romero - 2016.


Foto: Givanildo Lima - 2016

Foto: Givanildo Lima - 2016.
Foto: Marcio Pimentel - 2016.
Foto: Givanildo Lima - 2016.


Foto: Marcio Pimentel - 2016.

Foto: Givanildo Lima - 2016.
 
Foto: Givanildo Lima - 2016.

Foto: Givanildo Lima - 2016.
 
Foto: Marcio Pimentel 2016.
  
Foto: Marcio Pimentel 2016.
Foto: Carlos Romero - 2016.
 
Foto: Carlos Romero - 2016.
 

Foto: Marcio Pimentel - 2016.


Foto: Carlos Romero - 2016.

Foto: Givanildo Lima - 2016.





quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Trilheiros se preparam para Trilha da Serra da Caraconha






A Diretoria dos Trilheiros Boca da Onça realizaram reunião nesta quinta feira dia 06 de outubro de 2016 para ultimar os preparativos para a trilha da Serra da Caraconha no próximo dia 15 do corrente mês e ano. Foi verificado que toda a infraestrutura de alimentação, transporte e os participantes, estão acertados, bem como o horário de saída de Feira de Santana com destino ao município de Queimadas, que dista cerca de 200 km, onde está localizada a Serra da Caraconha. A expectativa e a adrenalina que antecede as viagens se fazem presente sempre que a data da viagem se aproxima. A Serra da Caraconha é desconhecida para a maioria dos diretores do grupo e, assim, todas as informações sobre a subida estão sendo tomadas para a segurança dos trilheiros. Para o Coordenador do Grupo, Messias Gonzaga que subiu a Serra da Caraconha há 21 anos, será uma oportunidade de rever as belezas daquela localidade incrustada no sertão baiano. Aqui mesmo no Blog, acompanhe mais esta aventura dos Trilheiros Boca da Onça.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Trilheiros Boca da Onça recebem a visita da Coordenadora da Fundação ProYungas da Argentina




Vinda de Maceió onde participou do Seminário Internacional de Gestão de Negócios no Semiárido, que aconteceu de 25 a 29 de setembro do corrente ano, e a convite do Diretor dos Trilheiros, Carlos Romero, visitou a Diretoria do Grupo na manhã desta segunda feira dia 03 de outubro de 2016, a Coordenadora de La Marca Producto Yungas que certifica produtos e serviços da Reserva da Biosfera de Las Yungas da Província de JUJUY na Argentina, Amélie Le Ster. Veio conhecer a experiência exitosa dos Trilheiros Boca da Onça na conservação e preservação do Meio Ambiente e na identificação dos pontos vulneráveis do Bioma Caatinga.
 
Foi uma troca de experiência com esta Dirigente Internacional, Doutora em Biosfera e grande lutadora pelo desenvolvimento sustentável do planeta.

Além do convite formulado para os Trilheiros Boca da Onça participarem do próximo Encontro Internacional a ser realizado na Província JUJUY na Argentina, ficou combinado um intercambio permanente e o nosso convite para que a mesma venha noutra oportunidade conhecer o Bioma Brasileiro da Caatinga. 

Para A Diretoria dos Trilheiros Boca da Onça foi um encontro muito proveitoso que impulsionará as atividades de todo o Grupo.